Encontre os melhores horários e as passagens de ônibus mais baratas

São Paulo

A Cidade de São Paulo está entre as mais populosas do mundo, sendo considerada o centro financeiro do Brasil. Foi fundada na região do Pátio do Colégio, em 25 de janeiro de 1554. Em 1815 a Cidade se tornou a capital da província, intensificando o fluxo de imigrantes não só vindo de outras regiões do país como de outras nações, uma característica bem própria de São Paulo.

Esse fluxo se fortalece principalmente no ciclo do café, mas com o avanço da industrialização vem o fenômeno da urbanização, que consolida o papel da cidade na economia regional e nacional. 

Atualmente, a cidade de São Paulo é considerada uma Cidade Global. Apesar de toda a magnitude e arranhas céus, a cidade é cortada por diversos rios, os principais são: Rio Tietê, Rio Pinheiros, Rio Embu-Guaçu, Rio Aricanduva e o Tamanduateí.

O que fazer em São Paulo?

A cidade conta com aproximadamente 13 milhões de habitantes. Concentrando uma vasta opção de cultura, lazer, entretenimento, esportes e diversidades. Conheça algumas opções:

Patéo do Colégio 

O Páteo do Colégio é o marco zero da Cidade de São Paulo, que foi fundada pelos padres jesuítas. O local hoje é um complexo que abriga cultura, história, arte e gastronomia.

Há um museu composto por sete salas que expõem coleções de arte sacra, uma pinacoteca, objetos indígenas e uma maquete de São Paulo no século XVI.

É possível também conhecer a Biblioteca Padre Antônio Vieira, onde encontra-se um acervo extremamente precioso. Entre uma visita e outra, ainda é possível desfrutar de um café bem gostoso no restaurante dentro do complexo.

Bairro da Liberdade

Este bairro é um pedaço do Japão na Cidade de São Paulo. Situado na região central da capital, o bairro é decorado de ornamentos japoneses e todo o seu comércio é de artigos, moda e culinária japonesa. O bairro abriga ainda uma vasta gama de opções de restaurantes com cardápio típico. Além do comércio local japonês, o bairro conta ainda com atrações da cultura japonesa, como meditação dirigida, feira de artesanato e eventos tradicionais, como o Tanabata Matsuri (Festa das Estrelas).

Catavento Cultural e Educacional

O Catavento Cultural e Educacional foi inaugurado no ano de 2009, no antigo Palácio das Indústrias. Ele possui 8 mil m2 com aproximadamente 250 atrações e é um dos espaços que mais atrai visitantes que buscam aprendizado e diversão. O ambiente foi pensado para apresentar aos jovens e adultos, conhecimentos científicos e culturais transmitidos de forma lúdica e interativa. As instalações estão divididas em quatro estações que tratam de temas determinados, Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Museu de arte de São Paulo –  MASP

No coração da Avenida Paulista, que por si só já é um grande circuito turístico, encontra-se o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP. Um museu que é super movimentado e possui um acervo de cerca de 8 mil peças.

Ele tem obras de pintores nacionais como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. Conta também com obras de pintores internacionais como, Rafael, Mantegna, Botticelli, Delacroix, Renoir, Monet, Cézanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall.

Boa parte do acervo do núcleo do museu é composto por arte europeia, mais precisamente francesa. Além das exposições permanentes, o MASP realiza exposições temporárias nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura que se revezam durante o ano.

O MASP apresenta o mundo da arte de maneira única e marcante, através da sua arquitetura impressionante que é um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Projetado por Lina Bo Bardi, ele demorou 12 anos para ser concluído e quando terminou, já era reconhecido nacionalmente e internacionalmente, tendo em sua inauguração a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo está aberto ao público desde 1911, sendo iniciada a sua obra em 1903. Projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi, o Theatro colocou a cidade de São Paulo no roteiro internacional dos grandes espetáculos.

Hoje em dia o espaço coordena grandes escolas de música e dança, conta com o corpo estável da Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e o Coral Paulistano. Para além da experiência audiovisual, o Theatro também abriga um restaurante no espaço térreo com todo o charme da sua arquitetura.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol fica dentro do estádio do Pacaembu, ocupando uma área de 6,9 mil m2 embaixo das arquibancadas do estádio. Inaugurado em 29 de setembro de 2008, o museu possui três eixos: Emoção História e Diversão.

O visitante circula entre grandes painéis suspensos com imagens em movimento dos craques Pelé, Falcão, Zico, Bebeto, Didi, Romário, Ronaldo, Gilmar, Gérson, Sócrates e Rivelino. Outras personalidades do futebol, como grandes técnicos que marcaram a

história, também interagem com os visitantes através de áudios e imagens. O museu é repleto de atrações empolgantes aos amantes de futebol, que podem conhecer um pouco mais da história do esporte que movimenta gerações e ganha novos adeptos todos os anos.

Zoológico de São Paulo 

Ele foi eleito como o segundo melhor Zoológico do Brasil e o quinto melhor da América Latina. O Zoológico de São Paulo abriga em 900 m2 espécies de anfíbios, aves, invertebrados, répteis, mamíferos e nativos da mata. Além de contar com espécies em extinção que estão sob os cuidados do PECA, Programa de Enriquecimento Comportamental Ambiental. O Zoológico oferece passeio noturno, onde podem ser vistos os animais que caçam durante a noite.

Deixando a diversão ainda mais completa, o espaço oferece a exposição “O Mundo dos Dinossauros”, com mais de 20 répteis gigantes robotizados em tamanho real, em uma área de 3 mil m2 em meio a natureza.

Bairro Vila Madalena

O Bairro da Vila Madalena é um bairro que se destaca pela sua boemia e agitações. São inúmeros bares, restaurantes, galerias de grafite, baladas, lojas e praças espalhadas por todo bairro. Tem ruas de nomes excêntricos e divertidos, como Aspicuelta, Girassol e Purpurina.

Cada comércio possui sua característica própria reunindo diferentes tribos, idades e gêneros. Ateliês e galerias de artes dão charme e beleza ao bairro, assim como o famoso Beco do Batman, uma galeria a céu aberto em uma via estreita de paralelepípedo e muros pintados com obras de arte bem coloridas. 

A intermediação do bairro conta com a charmosa Feira da Praça Benedito Calixto, perfeita para compradores que estão à procura de itens diferentes e criativos, além de guloseimas maravilhosas.

São Paulo tem uma infinidade de coisas e atrativos para os turistas e moradores. Conheça a cidade e boa viagem!

Rodoviárias e terminais de ônibus em São Paulo

Rodoviária do Tiete (São Paulo)

Av. Cruzeiro do Sul, 1800 - Santana, São Paulo

Rodoviária do Jabaquara (São Paulo)

Rua dos Jequitibás, s/n – Jabaquara, São Paulo

Rodoviária da Barra Funda (São Paulo)

Rua Aloysio Biondi s/n – Barra Funda, São Paulo