Águas da Prata
Águas da Prata é uma cidade tranquila que atrai muitos ciclistas e turistas. Sua beleza natural e belíssimas águas é o encanto da cidade. O município é conhecido pela qualidade de suas águas, sendo radioativas, alcalinas e bicarbonatas. A cidade possui um total de 58 belíssimas cachoeiras e 10 fontes com propriedades medicinais.
Águas da Prata está localizada a 238 km da capital paulista e seu acesso se dá pela SP342, que liga São Paulo a Minas Gerais.
O que fazer em Águas da Prata?
Não sabe o que fazer na viagem à Águas da Prata? Abaixo listamos os principais pontos turísticos para te ajudar!
Bosque Estadual Águas da Prata
O Bosque é uma atração bem característica da cidade, é onde se encontra o Fontanário Vilela, conhecido por ter a água mais radioativa da América. O turista pode andar pela trilha que leva até a nascente do Fontanário e, pelo caminho, ver os macacos prego que agraciam o local.
Pode também, provar as receitas deliciosas feitas com milho, como pamonha, curau e bolo, além de ver as lindas exposições do artesanato local.
Cachoeiras
Os turistas podem praticar trekking, hiking, canyoning, cascading, rafting e bóia-cross nas principais cachoeiras, como: Cachoeira do Coqueiro Torto, Cachoeira das Índias, Cachoeira da Fonte Platina, Cachoeira Cascatinha, Cachoeira do Paiol, Cachoeira Sete Quedas, Cachoeira das 3 Batalhas, Cachoeira do Leme, Cachoeira da Champanhe, Cachoeira do Silêncio, Cachoeira do Gavião Vermelho, Cachoeira Ponte da Pedra e Cachoeira do Serrote
Lugares perfeitos para praticar atividades:
Aproveite a beleza local para praticar:
– Caminhadas;
– Cicloturismo;
– Off-road;
– Arvorismo;
– Tirolesa;
– Escalada;
– Mountain bike;
– Voo livre (o famoso Pico do Gavião, considerado a “Meca do voo livre” está localizado em Águas da Prata).
Arte e cultura
Para quem gosta de apreciar algo mais cultural e artístico, deixo aqui uma dica para quando você for visitar a cidade. Águas da Prata tem celeiro de artesãos e artistas, que expõem seus trabalhos nos espaços culturais Boca do Leão e Gloc, que já promoveu o 1º Festival de Imagem de Águas da Prata, colocando a cidade no mapa cultural internacional.
Todo último sábado do mês, Águas da Prata apresenta uma atração bem bacana. Cerca de 300 pessoas se unem na Estação Ferroviária para ouvir e cantar com a “Seresta de Águas da Prata”.
Religioso
A cidade sedia o “Caminho da Fé”, uma Peregrinação que passa por 24 cidades, totalizando 500 km de caminhada. O percurso tem uma duração de 20 dias e termina na cidade de Aparecida – SP.
Águas da Prata é um lugar para se aventurar ou apenas curtir a natureza. Boa viagem!