Cananéia
Cananéia foi o primeiro povoado do Brasil e é tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. A cidade tem muita história e belezas naturais. É realmente um lugar mágico e perfeito para se conhecer. A cidade de Cananéia foi apontada pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo.
Cananéia fica no extremo sul do litoral paulista, no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baía de Paranaguá (PR). Quem passeia pela cidade, pode visitar e aproveitar o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Cananéia também abriga inúmeros sítios arqueológicos, datados entre seis e quatro mil anos. Há ainda, ruínas do período colonial. Sua culinária é muito diversificada e foi considerada a Capital Gastronômica do Vale do Ribeira.
Em alguns períodos, é possível avistar golfinhos em suas águas. Tudo lá é encantador! Se você ficou com vontade, visite também esses lugares na cidade:
Praia do Pererinha
A Praia do Pererinha fica próximo ao centro e para chegar até ela é preciso pegar um barco, escuna ou lancha.
Tem um mar tranquilo e frequentemente se vê os golfinhos. A praia fica na área do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, e só é possível a entrada de até 1000 visitantes.
Praia do Marujá
Por estar localizada na Ilha do Cardoso, mais distante do centro, os visitantes costumam se hospedar na comunidade do Marujá. Ela é uma praia mais deserta e de uma beleza exuberante.
Roteiro das Cachoeiras
Com o roteiro da Cachoeiras de Cananéia é possível conhecer as quatro cachoeiras: do Pitu, do Mandira, do Encanto e Cachoeira Rio das Minas. O turista irá ter contato diretamente com a Mata Atlântica e é recomendado que o visitante seja acompanhado por um monitor ambiental.
Parque Estadual da Ilha do Cardoso
A Ilha ainda se encontra bem preservada, mas muito se dá pelo seu difícil acesso.
Ela está a 272km da capital paulista, e tem uma alta diversidade biológica. Os turistas que quiserem entrar na ilha, precisam pegar um barco que parte de Cananéia.
Igreja de São João Batista
A história dessa igreja é muito interessante. Ela foi construída em 1577, para servir de Fortaleza contra invasores. De acordo com o site da Prefeitura de Cananéia:
“A parede é espessa e constituída de calcário retirado de conchas e de óleo extraído da gordura de baleias que eram caçadas ao redor da Ilha do Bom Abrigo. Pequenas frestas na parede lateral da igreja e de frente ao estuário (as seteiras) permitiam a passagem de flechas de dentro para fora, para atingir os intrusos sem que os mesmos atingissem quem se encontrava no interior da igreja.
A história relata muitos conflitos com os piratas holandeses e ingleses em procura de riquezas e de vantagens nestas novas terras. As seteiras ainda hoje se destacam na atual Matriz e nos falam desses conflitos armados quando a igreja abrigava o povo da vila nas horas de guerra e perigo”.
Cananéia tem uma atração turística abundante. Sua família sairá de lá com vontade de voltar. Faça suas malas e boa viagem!