Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes está a cerca de 50 km da capital paulista e é uma das cidades históricas do Brasil. No ano de 1560, Mogi era um ponto de repouso do Bandeirante Brás Cubas
durante suas expedições. Com o tempo, passou a ser ponto de descanso de outros Bandeirantes, tornando-se um povoado.
A cidade é conhecida por acolher colônias de todas as regiões, inclusive está na terceira geração de Japoneses vivendo no município.
O que fazer em Mogi das Cruzes?
Ecoturismo
Não tem coisa melhor do que curtir a natureza e contemplar seus encantos, então listamos abaixo esses pontos em Mogi:
Fazenda Rio Grande
Com 196 hectares e a 1.050m do nível do mar, a Fazenda Rio Grande está rodeada pela Mata Atlântica e oferece a seus visitantes: cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, hospedagens e restaurantes.
Ilha Marabá
A Ilha Marabá possui uma ponte sobre o Rio Tietê e funciona como um núcleo de educação ambiental, com visitas monitoradas e focada para alunos da região.
Mirante Pico do Urubu
Para quem ama altura, o Pico do Urubu está a 1.160m de altitude e possibilita o visitante a ter uma visão 360º da cidade. De lá é possível praticar o voo livre, como paraglider ou asa delta.
Mogi das Cruzes também possui as seguintes opções: Fazenda Rio Grande, Pedra Grande, Rio Itatinga, Sítio Águas da Mata, Parque das Neblinas e Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello
Religioso
Mogi também possui pontos turísticos religiosos, confira alguns desses lugares:
Catedral de Santana
A Catedral fica no centro da cidade e marca o Centro Histórico inicial de Mogi das Cruzes. Foi construída em 1902 no mesmo local que foi erguida a primeira capela do povoado.
Mesquita Islâmica
Uma curiosidade é que a Mesquita tem alguns componentes que vieram diretamente do Oriente Médio. Ela foi construída na década de 80, nos seus jardins encontram-se espécies vegetais típicos do Egito e Arábia Saudita.
Mosteiro Camaldolense
No mosteiro é possível fazer retiros espirituais, semanas de formação espiritual, oração e meditação. O Mosteiro abriga Monges camaldolenses e sua comunidade foi fundada na Itália em 1012.
Cultura
Centros culturais são ótimas opções para conhecer e visitar. E isso é o que não falta em Mogi das Cruzes:
Centro Cultural de Mogi das Cruzes
O Centro Cultural foi reformado e modernizado, garantindo uma excelente infraestrutura de lazer e cultura para a cidade. Ele possui três andares, abrigando no piso térreo a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no primeiro andar a Sala Multiuso Wilma Ramos e no segundo a Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Santana.
Theatro Vasques
O teatro fica localizado no Centro Histórico e foi inaugurado em 1902. Na década de 30 foi fechado pelo Estado Novo e reaberto em 1948, abrigando a Câmara Municipal da cidade.
Ele passou por algumas reformas e inaugurações, mas em 2009 foi entregue à população e à classe artística.
Mogi tem muitas coisas legais para conhecer e visitar. Não perca a oportunidade e boa viagem!
Rodoviárias e terminais de ônibus em Mogi das Cruzes
Rodoviária de Mogi das Cruzes
Av. Francisco Rodrigues Filho, 1500, Mogilar - Mogi das Cruzes/SP