Ourinhos
Estando a 370 km da capital paulista, Ourinhos é um município do interior do Estado de São Paulo, com aproximadamente 115 mil habitantes. Emancipada de Salto Grande na década de 1910, o nome é uma referência ao município de Ourinhos, hoje Jacarezinho, no estado do Paraná. A principal atividade econômica da cidade no passado foi o café e o algodão, após o fim do ciclo paulista, a cidade se debruçou no cultivo de cana-de-açúcar, soja e milho, porém sua principal atividade econômica atual é o comércio.
Um destaque para a cidade é a tradição cultural no teatro, na música e no esporte, além da famosa Feira de Agropecuária e Industrial de Ourinhos, um dos maiores eventos do ramo no país.
O que fazer em Ourinhos?
Conheça os principais pontos turísticos de Ourinhos:
Feira da Lua
Todas as quartas-feiras acontece a Feira da Lua na Praça VL. Kennedy e às quintas-feiras na Cohab. Ocorrem apresentações artísticas oferecidas pela Secretária de Cultura do Município.
Biblioteca Municipal De Ourinhos Tristão De Athayde
Com contação de histórias, oficinas de arte, roda de prosa, feiras e dentre outras atividades, a Biblioteca Municipal de Ourinhos Tristão de Athayde, é uma ótima pedida para os amantes da literatura.
Museu Municipal Histórico e Pedagógico
Com um acervo que conta a história da cidade e região, o Museu Municipal Histórico e Pedagógico abriu para o público em maio de 2021.
Teatro Elizabetano e Centro Cultural Tom Jobim
O Teatro Elisabetano e o Centro Cultural Tom Jobim oferecem cursos e abrigam duas escolas mantidas pela prefeitura.
Complexo FAPI – Parque Olavo Ferreira de Sá
Parque municipal, que ocupa uma área imensa com incrível variedade de opções de lazer. Tem pistas de caminhada, lago, espaço para exposições, espaços para feiras com estandes e pavilhões.
Parque Ecológico Bióloga Tânia Mara Netto Silva
O Parque é uma das principais reservas ambientais da cidade. Ele preserva um trecho de Mata Nativa da Mata Atlântica, animais silvestres e plantas locais. Possui atividades como, caminhada, trilhas e práticas de diferentes esportes. O visitante pode se deparar com animais soltos, como macacos, durante o seu passeio.
Igreja Nossa Senhora do Vagão Queimado
A Igreja surgiu de uma história bem interessante, acompanhe abaixo:
“O dia 31 de julho de 1954 ficará para sempre na história de Ourinhos. Às 15 horas, ocorreu violento choque entre um caminhão tanque e um trem misto com oito vagões carregados de combustível. Houve uma grande explosão seguida de incêndio. Vagões grossas labaredas e rolos escuros de fumaças. Alarme geral; correria, gritos, homens da estrada de ferro se mobilizaram, prestando socorro com medo de uma terrível tragédia. A angústia aumentava, estava no rosto de todos. Apenas poucos metros do local, havia um enorme deposito de combustível com milhões de litros! Uma fagulha bastaria para causar uma catástrofe sem precedentes. Por um verdadeiro milagre o fogo não se propagou aos carros de passageiros, que estava perto ao vagão de bagagem que foi totalmente tomado pelas chamas e destruído toda a sua carga. Logo após conterem as chamas, iniciou o trabalho de rescaldo dos vagões e uma caixa foi encontrada no vagão que carregava uma mudança. Nela envolta de um lenço de seda, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que pertencia à família em mudança. É de se registrar que o conteúdo desse vagão, por várias horas foi incinerado devido ao grande fogo, somente escapando a sua carcaça por ser de aço sofreu também abundantes jatos de água e apesar disso tudo a imagem estava intacta. “Nossa Senhora protegerá Ourinhos” foi o sentimento que tomava conta dos corações. Este gesto materno de Maria jamais poderá ser esquecido. Imediatamente nasceu entre o povo agradecido o propósito de se erguer no local uma capela com o título: Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado”. (Fonte: Trecho retirado do site – https://www.ourinhos.sp.gov.br/portal/turismo/0/9/5911/igreja-nossa-senhora-do-vagao-queimado).
Conheça Ourinhos e boa viagem!