Peruíbe
Peruíbe é uma cidade litorânea do Estado de São Paulo. Ela tem muita natureza, histórias e lendas.
História de Peruíbe
A história de Peruíbe está ligada à instalação dos padres jesuítas pelo litoral de São Paulo.
No ano de 1549, chegou o padre Leonardo Nunes para fazer a catequese dos índios. Restos desta Igreja são conhecidos hoje como Ruínas do Abarebebê. O Padre José de Anchieta chegou ao aldeamento em 1554. Até então, Peruíbe era município da microrregião de Itanhaém, e em 18 de fevereiro de 1959, o distrito passou a ser um município desmembrado. Peruíbe foi reconhecida como Estância Balneária em 1974.
Foi no ano de 75 que se cogitou a instalação de uma usina nuclear na Praia do Arpoador, mas a população resistiu, e os equipamentos que seriam usados em Peruíbe ficaram na Usina de Angra 3.
Atualmente, a cidade tem sua economia ligada ao turismo e ao comércio.
As lendas da cidade de Peruíbe
Peruíbe é conhecida por ser a cidade mais mística do litoral de São Paulo. Conheça agora as principais histórias que circulam entre a população:
Ovnis e ETs
A cidade de Peruíbe coleciona relatos e casos sobre atividades extraterrestres em sua região. Há muitos moradores, visitantes ou turistas que afirmam ter visto objetos luminosos no céu.
Recentemente, aconteceu um caso que intrigou a população. No bairro São João Batista, foi encontrado uma marca de 13 metros de diâmetro na vegetação. Alguns moradores afirmaram terem visto um objeto luminoso sobre essa região.
Peruíbe foi a primeira cidade do Brasil a ter um roteiro ufológico e é Sede do Congresso Brasileiro de Ufologia. A cidade é considerada a mais importante da América Latina para se pesquisar fenômenos extraterrestres.
Serra do Itatins
A Serra do Itatins possui uma formação rochosa que muitos acreditam ser um portal para outra dimensão. O lugar é conhecido como Portal da Serpente e muitos afirmam, terem visto seres iluminados passando por ali.
Outra lenda, é de que a montanha do Itatins seria oca, com vários portais que levariam a outro mundo.
Ilha da Queimada Grande (Ilha das Cobras)
A Ilha das Cobras é considerada a mais perigosa do mundo. Ela fica em meio ao mar de Peruíbe e Itanhaém. A ilha possui apenas 4 mil metros quadrados e estima-se que tenha mais de 5 mil cobras da espécie Jararaca Ilhoa. O seu veneno é cerca de 5 vezes mais potente do que a espécie comum.
Há muitas histórias de como as cobras chegaram até lá, uma delas conta que as cobras estariam protegendo uma base extraterrestre. Outra lenda é de que anos atrás, piratas teriam levado as cobras para protegerem seus tesouros.
A região também foi palco para uma série do Discovery Channel: ”Ilha das cobras – Caçadores do tesouro perdido”.
Lembrando que, a Ilha tem seu acesso restrito devido a sua periculosidade.
O que fazer na cidade?
Peruíbe é uma cidade encantadora, com ar puro e muita natureza preservada. Confira os principais pontos turísticos:
Cachoeiras
Nem só de praia vive o turismo de Peruíbe, a cidade possui algumas opções de cachoeiras, como:
Cachoeira do Paraíso
Ela possui uma queda de aproximadamente 60° de inclinação, formando um grande toboágua natural. Sua entrada é gratuita, porém tem acesso controlado.
Cachoeira Perequê
O Perequê conta com corredeiras rasas e fundas. Possui uma grande piscina natural que é a atração dos turistas.
Praias
Peruíbe possui no total 32 km de praias, sendo 8 km de orla com quiosques padronizados.
Conheça algumas opções:
Praia do Guaraú
A praia do Guaraú é muito bonita e gostosa de ficar. Ela tem um costão rochoso e um rio que desemboca no mar. É perfeita para a prática de surf e passeios aquáticos.
Praia do Arpoador
Essa praia tem uma beleza bem singular, ela possui duas cachoeiras e faz parte da Estação Ecológica Juréia Itatins.
Praia do Carambolê
Linda praia com mar calmo e águas cristalinas. Tem uma paisagem exuberante e bem conservada.
Peruíbe ainda possui uma extensa lista de praias. Umas de fácil acesso, como a Praia do Centro. As outras que pertencem a Estação Ecológica Juréia Itatins, tem seu acesso mais difícil, por conta das estradas de terra esburacadas.
Quando for a cidade, não deixe de subir o pico da Serra do Itatins. Lá você terá uma vista de 360° de toda a cidade. À noite o turista pode curtir o centro da cidade, que tem um mini parque de diversões, feirinha de artesanato, restaurantes, pizzarias e sorveterias.
Conheça Peruíbe e seus mistérios. Boa viagem!