São Bernardo do Campo
Uma das primeiras cidades brasileiras, São Bernardo do Campo fica muito próxima do Porto de Santos. Este fez dela uma cidade bastante movimentada desde a sua fundação, datada em 8 de abril de 1553. Além de ser uma cidade bem próxima da Serra do Mar, São Bernardo do Campo integra a Região Metropolitana de São Paulo. Por essas e outras, a cidade é extremamente rica em história e representatividade no campo da economia e cultura.
A Cidade já foi conhecida como a “capital dos móveis”, pelo seu grande número de indústrias moveleiras que deram o pontapé na estruturação da cidade, porém, logo depois, no início do século XX, São Bernardo do Campo se tornou o polo da indústria automobilística do país. Dando início aos revolucionários movimentos sindicais que trouxeram grandes avanços no segmento dos Direitos Trabalhistas.
São Bernardo do Campo, incansavelmente inovadora, também foi uma cidade cultural bem agitada no século passado, sendo a cidade sede da primeira companhia de cinematografia brasileira.
O que fazer em São Bernardo do Campo?
A cidade possui uma excelente infraestrutura e opções para o lazer é o que não faltam. Conheça algumas dicas:
Parque Rafael Lazzuri
Um parque perfeito para todas as idades, com atrações ao ar livre e, quase que em sua totalidade, gratuitos. É possível se exercitar em várias atividades esportivas, contemplar a natureza e observar o urso d’água sobre parede de pedras em forma de cascata.
O visitante também pode colocar a caminhada em dia na pista de cooper, além de levar a criançada para se divertir nos brinquedos infantis espalhados por todo parque. Para os amantes do esporte há uma área destinada a atividades físicas, com sinalização para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por todo parque.
Quem quer desfrutar de entretenimento, o parque possui um teatro arena com espetáculos gratuitos (como o de circo), com lanchonete, sanitários e fraldários próximos.
CIdade da Criança
O primeiro parque temático do Brasil é o Parque Cidade da Criança, que foi construído a partir dos antigos cenários da novela Redenção, exibida na década de 1960 pela TV Excelsior.
O Parque é localizado em uma área verde no centro da cidade e conta com 35 atrações, voltadas preferencialmente para crianças de até 14 anos, entre elas a roda gigante, teleférico, turbo drop, vale dos dinossauros, carrossel entre muitos outros.
No mesmo ambiente do Parque há a Mini Fazendinha ”Fala Bicho”, onde a criançada pode interagir com os vários animais sob supervisão de monitores. Por todo o complexo encontram-se lanchonetes, fraldários e enfermarias, além dos Centros de Informações Turísticas da Cidade. O passaporte para embarcar nessa aventura é comercializado na modalidade online no site do Parque.
Parque da Juventude Cidade Maróstica
Um parque fantástico voltado para prática de esportes radicais, inaugurado em 2007 e com 22 mil m2. Lá é possível praticar esportes como Skate, Patins, BMX e Escalada. Porém, para aqueles que não querem se arriscar tanto, o Parque possui um ambiente comum, para passear, fazer exercícios, pequenas corridas e caminhas na sua pista de 600 metros no entorno. O Parque conta com regulamento específico para garantir a segurança de todos.
Parque Estoril
Localizado na região de Riacho Grande, o parque conta com um teleférico, pedalinhos, stand up paddle e caiaques. Tem também trilhas para caminhada, viveiro escolar, jardim sensorial, área de piquenique e área de banho. Para garantir a comodidade e acessibilidade, o Parque Estoril possui estacionamento no local, lanchonetes, um museu ao ar livre e visitas monitoradas para grupos e escolas que podem ser agendadas.
Prainha Riacho Grande
Localizada no km 29 da via Anchieta, a Prainha Riacho Grande possui uma área totalmente revitalizada, com atrações para crianças, adultos e pessoas com deficiência. Conta com playgrounds, academias de ginástica ao ar livre, pedalinhos, wet-bike e passeios náuticos.
Os comércios da Prainha são todos padronizados, dando uma cara arquitetônica para o local bem própria e intimista. Tem lojinhas de artesanato, bijuterias, quadros, roupas, cerâmica, madeira, crochê entre outras, além do comércio da área de alimentação. Parte da renda da Prainha Riacho Grande é revertida para programas sociais. Ela funciona de domingo das 8h às 17 h.
Visite São Bernardo do Campo e boa viagem!
Rodoviárias e terminais de ônibus em São Bernardo do Campo
Rodoviária de São Bernardo do Campo
R. Domingos João Balotim, 80 - Centro, São Bernardo do Campo