São Roque
São Roque é uma cidade que tem um legado histórico cultural muito forte e atualmente é conhecida como a Terra do Vinho.
Com 40% do seu território coberto pela Mata Atlântica, São Roque tem a condição de Estância Turística. Sua economia não provém só da produção de vinhos, mas também da indústria, do comércio e na área de serviços.
O turismo conta com uma excelente estrutura para receber seus visitantes. Se você procura qualidade de vida, então São Roque é seu destino, ficando apenas a 60km da capital paulista, em um ponto estratégico entre as Rodovias Raposo Tavares e Castello Branco.
O que fazer em São Roque?
Além de apreciar excelentes vinhos produzidos na própria cidade, você conta com um belo roteiro gastronômico, paisagens e aventuras ecológicas, uma boa estrutura hoteleira e roteiros culturais.
Quais os principais pontos turísticos de São Roque?
Se você quer conhecer São Roque mas não sabe bem por onde começar, nós vamos te dar uma mãozinha com o seu roteiro:
Estação Ferroviária (Trem turístico)
Um marco importante na história de São Roque foi a Estrada de Ferro Sorocabana, primeira estação ferroviária da cidade e que atualmente abriga uma escola;
Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital
No prédio que foi construído em 1890 funcionava uma das mais importantes indústrias têxteis do Brasil. Hoje, seus galpões abrigam uma biblioteca, oficinas culturais, cursos profissionalizantes e centro de eventos.
Se tornou patrimônio histórico da cidade e um dos pontos turísticos mais importantes da região.
Para quem gosta de aventura a antiga fábrica possui uma trilha ecológica nos seus 30 mil metros quadrados de mata.
Sítio de Santo Antônio (Casa Grande e Capela)
A casa foi construída em 1681 e teve como proprietários nada mais, nada menos, do que Fernão Paes de Barros, Barão de Piratininga e o escritor Mário de Andrade.
Mário de Andrade doou os imóveis para o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com a intenção de tornar a Casa Grande um local para o repouso de artistas brasileiros.
Quem for visitar o sítio, vai se deparar com uma arquitetura rica e com uma paisagem natural deslumbrante. É um prato cheio para quem aprecia passeios culturais.
Morro do Cruzeiro
Esse ponto turístico é para os mais religiosos e para quem aprecia uma bela vista. No topo do morro está a imagem de São Roque, padroeiro da cidade. É um lugar muito visitado por peregrinos e turistas e que está localizado bem próximo ao centro da cidade.
Ski Mountain Park – São Roque
Como opção de entretenimento, a dica vai para o Parque Ski Mountain. Ele possui várias atrações, como esqui e snowboard em gelo artificial, tirolesa, teleférico e muitas outras atividades. É um lugar muito gostoso para passear com a família e as crianças.
Se você ainda não conhece São Roque vale a pena incluir a cidade em seu roteiro turístico.
Você vai ter um amplo leque de cultura, arte, entretenimento e gastronomia. Fora o prazer de visitar vinícolas e apreciar um bom vinho.
Bom passeio!